MENU

Dicas

QUEM NÃO PODE SE TATUAR?
Grávidas e lactantes, e pessoas com sensibilidade aos componentes químicos dos pigmentos. Há também contra indicação para pessoas propensas a desenvolver quelóide (um crescimento excessivo de tecido cicatricial), e portadores de hemofilia, devido à dificuldades de cicatrização. Diabéticos podem se tatuar desde que tenham suas taxas de glicose controladas.

 

MENOR DE IDADE PODE SE TATUAR?
Não, só com 18 anos, nem mesmo com a autorização dos responsáveis. Está determinado no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Federal de n.8.069/90 nos artigos 5, 17 e 18, que é totalmente proibido menores de 18 anos aplicarem tatuagens permanentes. O não cumprimento da exigência implica no fechamento definitivo do estabelecimento e responsabiliza judicialmente os agentes.

 

É POSSIVEL COBRIR UMA CICATRIZ OU UMA TATUAGEM JÁ EXISTENTE?
Dependendo da condição da cicatriz, é possível. É avaliado de acordo com o tempo e nivelamento da pele, pois se a superfície estiver muito elevada, a pigmentação não será homogênea. Não é recomendado cobrir cicatrizes de queimadura, pois a incidência de câncer de pele nesse tipo de cicatriz é elevada, e o pigmento pode prejudicar o diagnóstico. Cobrir tatuagens pré existentes pode definitivamente ser feito, o tipo de cobertura dependerá de uma avaliação prévia devido às limitações técnicas, pois pigmentos claros tendem a não cobrir os mais escuros. Outra opção é primeiramente fazer sessões de clareamento a laser e após um intervalo de geralmente alguns meses, fazer a nova tatuagem. Normalmente, uma nova tatuagem precisa ser maior do que a original para conseguir cobri-la com sucesso (idealmente 3 vezes maior).

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER DURANTE A CICATRIZAÇÃO?
Você deve fazer uso de sabonete antibacteriano durante esse processo e de pomada cicatrizante, podendo ou não, fazer um curativo três vezes ao dia, durante alguns poucos dias , dependendo da disponibilidade de cada pessoa. Evitar exercícios físicos, praia, piscina e sauna, além de procurar se alimentar bem e se manter o mais saudável possível durante esse período. Todos esses cuidados serão melhor explicados pessoalmente, quando você for tatuado, ou se desejar mais informações, não hesite entrar em contato.

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TER APÓS A CICATRIZAÇÃO?
Deve ser usado um hidratante neutro sobre a tatuagem sempre que possível e sempre que expor ao sol use um bloqueador solar (fps 30 ou superior) de boa qualidade, seguindo as instruções do fabricante. Seguindo esses cuidados, o trabalho terá maior durabilidade e não precisará de retoques constantes.

 

POSSO FAZER UMA TATUAGEM SE EU ESTIVER DOENTE?
O ideal é estar totalmente saudável, pois um organismo debilitado pode prejudicar o processo de cicatrização, e consequentemente, o resultado final da tatuagem.

 

POSSO CONTRAIR ALGUMA DOENÇA NO PROCESSO DE TATUAGEM?
Não, você não contrairá nenhuma doença, o material utilizado nesse processo é totalmente estéril e descartado após a finalização do procedimento. Quem é exposto à algum risco é o artista, e nunca o cliente.

 

FIZ UMA TATUAGEM, POSSO DOAR SANGUE?
De acordo com o INCA e HEMORIO, você poderá doar sangue somente após um ano da realização da tatuagem.